terça-feira, 18 de novembro de 2014

Homenagem a Ca Zelma Landy


Foi em clima de grande emoção que no dia último dia 28 de Outubro de 2014, aniversario da nossa Ubatuba, 377 anos, a querida Ca Zelma Landy, foi homenageada pelo Pref. Mauricio Mauricio Moromizato, na abertura das festividades do dia com a presença da Guarda Mirim  . Segue abaixo texto na integra enviado por Marcelo Mungioli, filho de nossa de nossa querida Companheira. Estiveram presentes ao evento o Co Juscelino, Pres. da Guarda Mirim e o Co Flavio Miranda Pres. 2014-2015 e a Cª Lilian Zigrossi, registrando o evento.






FALAR EM DONA ZELMA SEMPRE LEVA ALGUM COMPLEMENTO...

                                                       Por Marcelo Mungioli – 20/10/2014
       

        Falar da Dona Zelma é falar de doação, de entrega, de querer fazer o bem ao próximo.

         Falar em Dona Zelma sempre leva algum complemento: Dona Zelma, da APAE, Dona Zelma do Rotary Club, Dona Zelma da Guarda Mirim, Dona Zelma da Associação dos Aposentados, Dona Zelma do CONSEG, Dona Zelma do COMUS, Dona Zelma do CMDCA...

         Dona Zelma e Ubatuba tem uma história de amor antiga. Ela foi apresentada à então bucólica vila de pescadores - ainda na década de 1950 - pelo pai, o encanador e boxeador Paschoal Landi. Foram décadas passando os verões nas praias do Perequê-Mirim, da Enseada, das Toninhas. Assim, foi tecendo um conhecimento ímpar e um profundo respeito ao modo de ser do povo caiçara.

         Depois de mais de trinta anos de trabalho duro, o desejo de viver uma aposentadoria tranquila, longe da agitação dos grandes centros. Ubatuba sempre foi o grande sonho, que acalentava a vida da funcionária pública graduada do IRB – Instituto de Resseguros do Brasil, da professora universitária da inóspita carreira de Ciências Atuariais. Trocar números e fórmulas, por uma vida mais simples, ligada diretamente com a natureza. Uma casa cercada de plantas e bichos. Mas, o que poderia ter sido uma história de acomodação, transformou-se em uma história de dedicação impar. Uma transformação criativa e solidária, de se doar, de se oferecer para modificar realidades.

        Ainda na década de 1980, no Perequê-Mirim, planejou e implantou uma biblioteca comunitária infantil na casa dela, dando oportunidade para que as crianças mais simples daquele bairro tivessem acesso aos livros. Ajudou e cedeu espaço para que fossem implantados cursos de alfabetização para adultos, sempre acreditando na educação como a energia transformadora do mundo.

        Seu desejo de transformar realidades acabou por levá-la para o trabalho voluntário, para as associações, para o terceiro setor. E lá se vão quase três décadas de trabalho cotidiano, dedicados à APAE, à Associação dos Aposentados, ao Rotary Club, aos Conselhos Comunitários e, principalmente, para a Guarda Mirim de Ubatuba.
       
        Para Dona Zelma, é a educação - em sentido lato - a força transformadora. Por isso, o carinho, a dedicação e o empenho com que se dedica a trazer oportunidades para os rapazes e moças da Guarda Mirim, do INTERACT, programa para jovens do Rotary Club e sua garra e participação no Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

        Dona Zelma é uma inspiração! Nada detém sua luta, sua entrega às causas que acredita. Perdas pessoais e problemas particulares, que fariam muitos desistirem de seguir em frente, não interromperam sua caminhada. É a personificação de um lema: Dar de si, sem pensar em si, através do servir. DAR DE SI, como sinônimo de DOAR-SE. Essa é a síntese do trabalho da Dona Zelma!


 










 

Um comentário: