segunda-feira, 21 de abril de 2008

GUARDA MIRIM: UMA QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL


A distância do mero comerciante para o empresário pode ser medida pela responsabilidade social”.
(Ademar César Fernaine – Presidente do Rotary Club – 2007/2008)


A Guarda Mirim de Ubatuba, entidade sem fins lucrativos e de utilidade pública, com 41 anos de atuação em nosso município, com o apoio do Rotary Club local, desenvolve programa para garantir a empregabilidade de adolescentes, de 14 a 18 anos, como aprendizes, nas empresas locais.
O Aprendiz Guarda Mirim é o adolescente que trabalha e estuda, que recebe formação técnica profissionalizante, na área em que está se capacitando.

APRENDIZAGEM É INVESTIMENTO SOCIAL

A questão do menor aprendiz diz respeito à responsabilidade social das empresas. Hoje, muitos comerciantes – por desconhecimento ou por economia - vem optando pela contratação de estagiários do Ensino Médio, ao invés de apoiar a formação e o desenvolvimento dos nossos jovens.
Para o Presidente da Guarda Mirim, Dr. Juscelino de Almeida Netto, “o programa Aprendiz Guarda Mirim é uma importante ferramenta local de inclusão social, que gera - para o empresário empregador - ganhos de imagem junto à sociedade”.
Já o Presidente do Rotary Club de Ubatuba, Ademar César Fernaine, a contratação de Aprendizes Guardas Mirins deve ir além da imagem: é questão de ética empresarial: Para Ademar, “a distância do mero comerciante para o empresário pode ser medida pela responsabilidade social, pelo retorno que a empresa dá à comunidade”.

O QUE DIZ A LEI

A Lei do Menor Aprendiz (Lei federal 10.097/00), regulamentada pelo Decreto 5598/05, dispõe que todas as empresas (exceto as Micro e de Pequeno Porte) estão obrigadas a contratar jovens de 14 a 24 anos, através de contrato de trabalho por prazo determinado, devendo estes passar por processo de qualificação profissional. O número de aprendizes, por lei, não pode ultrapassar 15% dos funcionários da empresa.
A contratação do aprendiz poderá ser efetivada pela empresa onde se realizará a aprendizagem ou por entidades sem fins lucrativos, que oferecem cursos profissionalizantes. No caso do Aprendiz Guarda Mirim, o aprendiz é registrado pela entidade, cabendo à empresa repassar a verba referente aos custos.
APRENDIZ QUALIFICADO
A partir de março de 2006, a Guarda Mirim de Ubatuba firmou parceria com a escola Welb Educação Profissional, que desenvolve e aplica os cursos teóricos de acordo com as exigências da Lei 10097/00.
Atualmente, contratar de um Guarda Mirim é investir na formação de um jovem para torná-lo um profissional qualificado, que ao final do contrato de trabalho terá experiência comprovada em carteira, curso profissionalizante e certificado de formação. É uma questão de responsabilidade social, de investimento em nossa juventude.
Segundo Ely Carlos Florêncio – Diretor da Welb, em Ubatuba - muitos empresários locais passaram a valorizar e a reconhecer o trabalho do Aprendiz Guarda Mirim: “Notamos que ao invés de chamar um novo Guarda Mirim para aquela vaga do jovem que completava 18 anos, o empresário vem efetivando o Aprendiz Guarda Mirim em sua empresa”.
A função social da empresa, hoje, é maior do que dar lucro aos seus sócios ou acionistas: é colaborar com a sociedade, investindo em um futuro melhor para a juventude, dentro dos princípios da moral e da ética, diminuindo desigualdades, como a melhor forma de combater a marginalidade e a criminalidade.
Para maiores informações sobre a contratação de Aprendizes Guardas Mirins, entre em contato com o telefone: 3833-1119, de segunda a sexta-feira, no horário comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário